quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Pintores -Tarsila do Amaral e Van Gogh




Projeto :Mostra de artes

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar as crianças um contato com a pintura e o desenho, visando o desenvolvimento da concentração e permitir a manifestação de uma atitude criativa, encorajando e estimulando a produção artística.
Desenvolver o aprendizado ativo onde o aluno é protagonista de todo o processo do conhecimento,onde o aluno é capaz de interagir e construir seu conhecimento através da interação do mundo em que vive com tudo a sua volta.
Apresentar a biografia dos artistas envolvidos para que as crianças compreendam a importância do valor histórico.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS;
·         Trabalhar a auto-estima de  nossos educandos;
·         Conhecer os conceitos básicos do desenho;
·         Proporcionar o contato com os diferentes tipos de materiais do desenho artístico;
·         Introdução a teoria das cores, e o entendimento das misturas para o melhor aproveitamento do material;
·         Criar um portfólio atual que possa ser exibido e gerar exposições.
.

ATIVIDADES:
·         Desenho de observação, desenho de memória, desenho com pontos, desenho com linhas e, com linhas continua;
·         Trabalho de desenho e colagem trabalhando o conteúdo.
·         Luz e sombra – desenho de observação de uma natureza morta aplicando-se o grafite.
·         Textura usando hachuras (traços) com a caneta esferográfica;
·         Forma, plano e profundidade;
·         Pintura:  tintas e instrumentos;
·         Pintura chapada e pintura com nuances de cor;
·         Mistura e circulo das cores;
·         Efeitos das tintas e cores;
·         O espaço na pintura; pintura interior e exterior;
·         Pintura abstrata e figurativa;
·         Pintura com cores quentes e cores frias
·         Contrastes: positivo e negativo;
·         A variação de cores na mesma forma;
·         Desenho e pintura de personagem,  conforme  preferência das crianças.






















sistema solar e plascas tectônicas





Projeto sistema solar


Objetivo geral da temática: Fazer com que as crianças  compreendam o que é a terra e o sistema solar, sua formação e seus movimentos, tamanhos e demais características.


Objetivos específicos:                                                                                   
  * conhecer o sistema solar;                                                                              
 * nomear os planetas que fazem parte do  sistemas solar;               
 * definir quais são os planetas;                                                              
 * caracterizar o planeta terra e seus movimentos.

Conteúdos:                                                                                                
* processos existentes de movimentação.                                                     
* características dos planetas que fazem parte do sistema solar.        
* o que é  a terra e o sistema solar.

Recursos didáticos:                                                                         
 Vídeo;   
 Debates;                                                                  
Exercícios  
 Imagens;                                                                                                        
 Quadro branco ou de vidro/ caneta.                                                           
 Internet;

Procedimentos metodológicos:                                          
* aula explicativa                                                                                  
* aula expositiva                                                                                
* recursos visuais: usaremos imagens que definam o planeta terra e os demais planetas que fazem parte do sistema solar, juntamente com um vídeo educativo Kika, com vídeo e com pesquisas demonstrativa do sistema solar.

Avaliações e encaminhamentos: a avaliação será em duas etapas, sendo a primeira uma atividade em duplas e a outra individual.

Orientações: Projete o vídeo “De onde vem o dia e a noite” -“O Diário de Mika” até o tempo 3’19” para problematizar com as crianças sobre o dia e a noite.
·        Vídeo: O Diário de Mika | Quem Apagou o Dia? No link https://www.youtube.com/watch?v=kbI_lJRIhUw
Leve os pais para um lugar aberto da escola, no qual possam observar o céu(Será que a quadra estará pronta?). Oriente os pais para não olharem diretamente para o Sol, pois isso pode ser prejudicial. Organize uma roda de conversa sobre o que é possível observar no céu de dia e também pensando no céu quando se está noite.
Para que os pais entendam como as crianças interagem com todos os sentidos para assimilar o conteúdo, iremos cantar uma música sobre os planetas.
Você pode usar questões como:
·        O que vocês conseguem ver no céu agora?
·        Quando está noite, vemos o céu da mesma forma? O que tem de diferente?
·        O céu é sempre igual ou ele muda conforme o período do dia?
Permita que os alunos explorem livremente os elementos que eles vêem no céu, deixe-os usar todos seus conhecimentos prévios, provavelmente algum deles possa falar sobre elementos que nem todos conheçam, como astros, cometas, outros planetas. Neste momento, não traga muitas explicações, mas se for levantado alguma dúvida além do contexto, não deixe as crianças sem respostas ou anote a dúvida e diga que será respondido durante a aula.


























"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".

Aristóteles




As coisas que aprendi na vida!





Aprendi que não importa o quanto eu me importe, algumas pessoas simplesmente não se importam.

Aprendi que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferir-me de vez em quando. Mas eu preciso perdoá-la por isto.

Aprendi que falar pode aliviar minhas dores emocionais.

Aprendi que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la.

Aprendi que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.

Aprendi que eu posso fazer, em instantes, coisas das quais me arrependerei pelo resto da vida.


Aprendi que o que importa não é o que eu tenho na vida, mas quem eu tenho na vida.

Aprendi que os membros de minha família são os amigos que não me permitiram escolher.

Aprendi que não tenho que mudar de amigos, e, sim, compreender que os amigos mudam.

Aprendi que as pessoas com quem eu mais me importava na vida me foram tomadas muito depressa.

Aprendi que devo deixar sempre as pessoas que amo com palavras amorosas. Pode ser a última vez que as vejo.

Aprendi que as circunstâncias e o ambiente têm influência sobre mim, mas eu sou responsável por mim mesmo.

Aprendi que não devo me comparar aos outros, mas com o melhor que posso fazer.

Aprendi que não importa até onde eu chegue, mas para onde estou indo.

Aprendi que não importa quão delicado e frágil seja algo, sempre existem dois lados.


Aprendi que vou levar muito tempo para eu me tornar a pessoa que quero ser.

Aprendi que eu posso ir mais longe depois de pensar que não posso mais.


Aprendi que ou eu controlo meus atos ou eles me controlarão.

Aprendi que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário, enfrentando as conseqüências.

Aprendi que ter paciência requer muita prática.


Aprendi que existem pessoas que me amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.

Aprendi que meu melhor amigo e eu podemos fazer muitas coisas, ou nada, e termos bons momentos juntos.

Aprendi que a pessoa que eu espero que me pise, quando eu estiver caído, é uma das poucas que me ajudarão a levantar.

Aprendi que há mais dos meus pais em mim do que eu supunha.

Aprendi que quando estou com raiva, tenho direito de estar com raiva. Mas isto não me dá o direito de ser cruel.

Aprendi que só porque alguém não me ama do jeito que eu quero não significa que esse alguém não me ame com tudo que pode.

Aprendi que a maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que eu tive, e o que aprendi com elas, do que com quantos aniversários já celebrei.

Aprendi que nunca devo dizer a uma criança que sonhos são bobagens, ou que estão fora de cogitação. Poucas coisas são mais humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse em mim.

Aprendi que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, tenho que aprender a perdoar a mim mesmo.

Aprendi que não importa em quantos pedaços meu coração foi partido. O mundo não pára para que eu o conserte.







Apenas aprendi...





As coisas que aprendi na vida!


Autor: Willian Shakespeare

Minhas recordações...

Minhas recordações...
Atividades

Seguidores

Obrigado pela Visita...

Powered By Blogger

Oração


Oração do Professor (II)



Dai-me, Senhor, o dom de ensinar, Dai-me esta graça que vem do amor.

Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.

Aprender a ensinarAprender o amor de ensinar.

Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.De aprender sempre.

Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.

Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.

Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.

Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.

Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.

Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.

Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.



Voltar para a página especial do Dia dos Professores do Portal da Família



Autor: Antonio Pedro Schlindwein



Profª Anne Karoline


Gifs Animados