O desafio de alfabetizar....
É preciso que os alfabetizadores provoquem e saibam articular à reflexão sobre o processo de leitura e escrita.
Planejar é a melhor forma !
Segundo Ana Teberosky:"Acreditar que o aluno pode aprender é a melhor atitude de um professor para chegar a um resultado positivo"
Um professor que não acha que o estudante seja capaz de aprender é semelhante a um pai que não compra uma bicicleta para seu filho porque esse não sabe pedalar,mas sem a bicicleta , vai ser mais difícíl aprender!
Nesse processo é de suma importância que as crianças sejam inseridas no mundo letrado,não somente na escola como também em casa.Circular ideias promove o conhecimento.
O educador deve provocarar a reflexão e não entregar as respostas de mão beijada.
É necessário incluir e enriquecer o ambiente com alfabetos ilustrados ,figuras,cartazes,palavras e objetos.
Trabalhar com jogos e brincadeiras que ampliem o vocabulário das crianças.
Realizar sondagens ,sempre partindo de grupos semânticos.
Leitura de títulos
Objetivos:
Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente.
Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
Conteúdo:
Leitura de alfabetização inicial
Rotina semanal em dias alternados com as atividades de escrita
Material necessário:
Revistas
Embalagens
Livros
Coletânea de textos poéticos memorizados
Objetivos:
Construir saberes sobre a leitura antes de saber ler convencionalmente.
Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a pauta escrita do texto.
Refletir sobre funcionamento do sistema alfabético de escrita.
Conteúdo:
Leitura de alfabetização inicial
Tempo estimado:
Ano todo
Material necessário:
Textos poéticos (parlendas,poemas,quadrinhas,canções)
PROJETO : CONHECENDO AS LETRAS ( MASCOTE SR.ALFABETO)
OBJETIVOS: FACILITAR A ASSIMILAÇÃO DAS LETRAS DO ALFABETO.
DESENVOLVER A ESCRITA ESPONTÂNEA.
TODA SEXTA-FEIRA O ALUNO(A) QUE FOR SORTEADO LEVARÁ PARA CASA A SRª. ALFABETO.A CRIANÇA IRÁ APRESENTAR O SR. ALFABETO À FAMÍLIA,CUIDAR,BRINCAR E PASSEAR COM ELE.
NA SEGUNDA-FEIRA ,A CRIANÇA CONTA PARA TURMA COMO FOI O FINAL DE SEMANA.
TRABALHANDO COM MATERIAIS CONCRETOS ATRAVÉS DA LUDICIDADE , PARA FACILITAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS , TORNANDO ASSIM UM MOMENTO SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO.
Leitura de rótulos
Mascote da turma Srª alfabeto
baseado no livro: O aniversário do seu Alfabeto de Amir Piedade Ed. Cortez.
escrita dos objetos existentes na sala de aula
culinária
confecção de cartaz e escrita espontânea
início da escrita através dos símbolos
Leitura das fichas
Jogos para facilitar o aprendizado