sexta-feira, 4 de junho de 2010

projeto animais

OBJETIVOS:




Ao término da semana espera-se que o aluno capacite-se a:



Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens;

Reconhecer a importância da correta alimentação para a manutenção da saúde animal;

Descrever as características físicas dos animais domésticos e selvagens;

Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;

Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura e pseudoleitura;

Estabelecer as relações existentes entre grafemas e fonemas na composição de palavras e textos;

Expressar-se oralmente demonstrando clareza, coerência, seqüência lógica e consistência argumentativa;

Utilizar corretamente materiais simbólicos em atividades que envolvam a apreensão do conceito de número;

Participar no estabelecimento de critérios de classificação e sequenciação de elementos;

Demonstrar criatividade e preocupação estética em atividades que envolvam desenho, pintura e dobradura;

Participar de atividades lúdicas e recreativas que possibilitem o aprimoramento da expressão gestual e corporal, demonstrando ritmo e coordenação motora ampla.

CONTEÚDOS:



Animais domésticos e selvagens

Alimentação dos animais

Características físicas dos animais

Utilidades dos animais

Leitura/pseudoleitura

Estruturação de palavras e textos

Relação grafemas/fonemas

Expressão oral

Conceito de número

Classificação

Seqüênciação

Coordenação motora-fina, desenho pintura, dobradura

Expressão gestual e corporal

Ritmo

Coordenação motora

PROCEDIMENTOS:



Rotina:



Todos os dias proceder-se-á à leitura compartilhada de uma história e/ou o canto de uma música envolvendo o tema gerador e o registro da pauta do dia, na lousa.

Segunda-feira:



Para iniciar o conteúdo “animais domésticos e selvagens” far-se-á uma conversa informal com os alunos. Serão propostos alguns questionamentos:

- Vocês têm alguns animais em casa?



- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?



- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?



- E os que não podem, como são chamados?



Logo após serão distribuídos revistas aos alunos para que recortem figuras de animais para montagem coletivamente dois painéis classificando os animais recortados em domésticos e selvagens.

Em seguida far-se-á coletivamente uma lista com os nomes dos animais dos painéis, explorando as relações existentes entre grafemas e fonemas.

Solicitar-se-á aos alunos que após a leitura/pseudoleitura dos nomes dos animais, os registros no caderno.

No decorrer do registro, far-se-á o atendimento constante aos alunos.

Finalizando a aula, serão distribuídos massas de modelar aos alunos para que modelem os animais de sua preferência.



Terça-feira:



Dando continuidade ao tema “animais” dar-se-á ênfase a alimentação dos mesmos através de uma conversa informal com os alunos, mediante os seguintes questionamentos:

- Todos os animais que vocês conhecem se alimentam da mesma forma?



- De que se alimentam os animais que vocês tem em casa?



- E a maioria dos animais selvagens de que se alimentam?



- Como o leão e a girafa conseguem se alimentar?



- Vocês sabem como são chamados os animais que se alimentam exclusivamente de carne?



- E os que se alimentam tanto de carne quanto de vegetais? Como são chamados?



- Há animais que se alimentam tanto de carne quanto de vegetais? Como são chamados?



Em seguida distribuir-se-á retângulos de papel sulfite para que desenhem o animal que desejarem.

Logo após um aluno de cada vez fará a exposição do seu desenho, classificando-o quanto a sua alimentação e colando-o em um dos cartazes.

Para ilustrar o assunto, far-se-á a exibição do vídeo “O Rei Leão”.

Com base no vídeo, proceder-se-á a produção coletiva de um texto, questionando os aspectos estruturais do mesmo.

Após a produção os alunos registrarão o texto no caderno, ilustrando-o.

Concluindo os alunos desenvolverão a atividade abaixo relacionando os animais à quantidade de alimentos ingeridos por eles.



Quarta-feira:



Far-se-á a organização da turma em circulo para o desenvolvimento da brincadeira “batata-quente”.

Será entregue aos alunos uma caixa contendo gravuras de animais que deverá circular entre eles ao som de uma música.

Ao cessar a música acriança que estiver com a caixa, deverá pegar a figura de um animal e descrever oralmente as características físicas observadas no mesmo.

No decorrer da brincadeira far-se-ão questionamentos comparando as diferenças existentes entre os animais.

Para ilustrar serão distribuídas atividades aos alunos, contendo adivinhas, enfatizando as características físicas de alguns animais, para que os identifiquem, escrevam seus nomes e os ilustrem.

Aula de educação física:



Aquecimento: Imitação de animais

A professora conduzirá os alunos para que imitem através de gestos, os seguintes animais: macaco, sapo, coelho, cachorro, jacaré, galinha…



Desenvolvimento:



Alerta dos animais: as crianças serão dispostas em circulo e a cada uma delas será dado o nome de um animal, será dado uma bola a uma das crianças e esta jogará a bola para o alto enquanto as outras correm. A referida criança dirá o nome de um animal, aquele que portar o nome deverá pegar a bola e imediatamente gritar: “Alerta”, para que as outras crianças parem onde estiverem e a mesma deverá tentar acertar a bola em uma delas após três passos. A criança que for “queimada” dará continuidade á brincadeira.



Volta à calma:



Telefone sem fio: com as crianças novamente dispostas em círculo a professora dirá no ouvido de uma delas, uma mensagem sobre os animais. Cada criança deverá repassar a mensagem e a última dirá em voz alta, comparando com a original.



Quinta-feira:



Para abordar o tema “utilidade dos animais” far-se-á a exploração de um painel.

Após a exploração oral, os alunos receberão uma atividade mimeografada, referente ao assunto abordado para que a desenvolvam.

Sexta-feira:



Levar-se-á a turma para o laboratório de informática, onde de dois em dois, utilizarão o computador, trabalhando no programa Paint, onde desenharão livremente, conforme suas imaginações. Estes desenhos deverão estar relacionados com o tema estudado.

Em seguida cada dupla poderá conectar-se a Internet (sob orientação do professora), e entrarão em sites que permitam que eles ampliem seus conhecimentos em relação ao tema estudado.

Após far-se-á questionamentos sobre as páginas visitadas, onde irão expor suas opiniões.

Logo após os alunos receberão quadrados de papel espelho para confecção a de dobraduras de alguns animais da música (cachorro, gato, girafa, elefante), montando um painel com os mesmos.



Recursos:



Lápis de cor

Tesoura

Cola

Régua

Revista

Papel sulfite

Papel espelho

Estêncil

CD

Aparelho de som

Fita de vídeo

Papel manilha

Fita adesiva

Avaliação:

Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação, preocupação estética e envolvimento em todas as atividades propostas.



Far-se-á a retomada dos conteúdos conforme as necessidades diagnosticadas.



"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".

Aristóteles




As coisas que aprendi na vida!





Aprendi que não importa o quanto eu me importe, algumas pessoas simplesmente não se importam.

Aprendi que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferir-me de vez em quando. Mas eu preciso perdoá-la por isto.

Aprendi que falar pode aliviar minhas dores emocionais.

Aprendi que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la.

Aprendi que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.

Aprendi que eu posso fazer, em instantes, coisas das quais me arrependerei pelo resto da vida.


Aprendi que o que importa não é o que eu tenho na vida, mas quem eu tenho na vida.

Aprendi que os membros de minha família são os amigos que não me permitiram escolher.

Aprendi que não tenho que mudar de amigos, e, sim, compreender que os amigos mudam.

Aprendi que as pessoas com quem eu mais me importava na vida me foram tomadas muito depressa.

Aprendi que devo deixar sempre as pessoas que amo com palavras amorosas. Pode ser a última vez que as vejo.

Aprendi que as circunstâncias e o ambiente têm influência sobre mim, mas eu sou responsável por mim mesmo.

Aprendi que não devo me comparar aos outros, mas com o melhor que posso fazer.

Aprendi que não importa até onde eu chegue, mas para onde estou indo.

Aprendi que não importa quão delicado e frágil seja algo, sempre existem dois lados.


Aprendi que vou levar muito tempo para eu me tornar a pessoa que quero ser.

Aprendi que eu posso ir mais longe depois de pensar que não posso mais.


Aprendi que ou eu controlo meus atos ou eles me controlarão.

Aprendi que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário, enfrentando as conseqüências.

Aprendi que ter paciência requer muita prática.


Aprendi que existem pessoas que me amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.

Aprendi que meu melhor amigo e eu podemos fazer muitas coisas, ou nada, e termos bons momentos juntos.

Aprendi que a pessoa que eu espero que me pise, quando eu estiver caído, é uma das poucas que me ajudarão a levantar.

Aprendi que há mais dos meus pais em mim do que eu supunha.

Aprendi que quando estou com raiva, tenho direito de estar com raiva. Mas isto não me dá o direito de ser cruel.

Aprendi que só porque alguém não me ama do jeito que eu quero não significa que esse alguém não me ame com tudo que pode.

Aprendi que a maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que eu tive, e o que aprendi com elas, do que com quantos aniversários já celebrei.

Aprendi que nunca devo dizer a uma criança que sonhos são bobagens, ou que estão fora de cogitação. Poucas coisas são mais humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse em mim.

Aprendi que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, tenho que aprender a perdoar a mim mesmo.

Aprendi que não importa em quantos pedaços meu coração foi partido. O mundo não pára para que eu o conserte.







Apenas aprendi...





As coisas que aprendi na vida!


Autor: Willian Shakespeare

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Oração


Oração do Professor (II)



Dai-me, Senhor, o dom de ensinar, Dai-me esta graça que vem do amor.

Mas, antes do ensinar, Senhor,Dai-me o dom de aprender.

Aprender a ensinarAprender o amor de ensinar.

Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.De aprender sempre.

Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilheQue o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.

Que meus conhecimentos não produzam orgulho,Mas cresçam e se abasteçam da humildade.

Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,Mas animem as faces de quem procura a luz.

Que a minha voz nunca assuste,Mas seja a pregação da esperança.

Que eu aprenda que quem não me entendePrecisa ainda mais de mim,E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.

Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,Para que eu possa trazer o novo, a esperança,E não ser um perpetuador das desilusões.

Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprenderDeixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.



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Autor: Antonio Pedro Schlindwein



Profª Anne Karoline


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