Projeto sistema solar
Objetivo
geral da temática: Fazer com que as crianças compreendam o que é a terra e o sistema solar,
sua formação e seus movimentos, tamanhos e demais características.
Objetivos
específicos:
* conhecer o sistema solar;
* nomear os planetas que fazem parte do sistemas solar;
* definir quais são os planetas;
* caracterizar o planeta terra e seus movimentos.
* conhecer o sistema solar;
* nomear os planetas que fazem parte do sistemas solar;
* definir quais são os planetas;
* caracterizar o planeta terra e seus movimentos.
Conteúdos:
* processos existentes de movimentação.
* características dos planetas que fazem parte do sistema solar.
* o que é a terra e o sistema solar.
* processos existentes de movimentação.
* características dos planetas que fazem parte do sistema solar.
* o que é a terra e o sistema solar.
Recursos
didáticos:
Vídeo;
Debates;
Exercícios
Imagens;
Quadro branco ou de vidro/
caneta.
Internet;
Procedimentos
metodológicos:
* aula explicativa
* aula expositiva
* recursos visuais: usaremos imagens que definam o planeta terra e os demais planetas que fazem parte do sistema solar, juntamente com um vídeo educativo Kika, com vídeo e com pesquisas demonstrativa do sistema solar.
* aula explicativa
* aula expositiva
* recursos visuais: usaremos imagens que definam o planeta terra e os demais planetas que fazem parte do sistema solar, juntamente com um vídeo educativo Kika, com vídeo e com pesquisas demonstrativa do sistema solar.
Avaliações e encaminhamentos: a avaliação
será em duas etapas, sendo a primeira uma atividade em duplas e a outra
individual.
Orientações: Projete o vídeo “De onde vem o dia e a noite”
-“O Diário de Mika” até o tempo 3’19” para problematizar com as crianças sobre
o dia e a noite.
- https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U&t=4s (kika)
- https://www.youtube.com/watch?v=pekRlrqkmYY (Smartkids)
Leve os
pais para um lugar aberto da escola, no qual possam observar o céu(Será que a
quadra estará pronta?). Oriente os pais para não olharem diretamente para o
Sol, pois isso pode ser prejudicial. Organize uma roda de conversa sobre o que
é possível observar no céu de dia e também pensando no céu quando se está
noite.
Para que
os pais entendam como as crianças interagem com todos os sentidos para
assimilar o conteúdo, iremos cantar uma música sobre os planetas.
https://www.youtube.com/watch?v=pBOo8IcYLKY (Planetas)
Você pode
usar questões como:
·
O que
vocês conseguem ver no céu agora?
·
Quando
está noite, vemos o céu da mesma forma? O que tem de diferente?
·
O céu é
sempre igual ou ele muda conforme o período do dia?
Permita
que os alunos explorem livremente os elementos que eles vêem no céu, deixe-os
usar todos seus conhecimentos prévios, provavelmente algum deles possa falar
sobre elementos que nem todos conheçam, como astros, cometas, outros planetas.
Neste momento, não traga muitas explicações, mas se for levantado alguma dúvida
além do contexto, não deixe as crianças sem respostas ou anote a dúvida e diga
que será respondido durante a aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário